Blog ALMAI

Quais são os graus de autismo?

autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está diretamente relacionado com a área comportamental. Essa condição está caracterizada pelo déficit na comunicação verbal e não verbal e pela dificuldade na socialização.

Como explicado em outro texto do Blog, o autismo não tem características físicas e a maioria das crianças com esse transtorno têm o desenvolvimento físico normal, de acordo com a sua faixa etária.

É preciso saber que cada criança tem sua própria particularidade com o espectro, uma vez que o transtorno se manifesta de maneira diferente em cada uma. Isso porque o autismo  é classificado em graus, que vão do mais leve até o mais severo.

Conheça os graus do autismo

Grau 1 (Leve): a criança com o grau um do autismo apresenta dificuldade para iniciar relações sociais com outras pessoas, bem como para iniciar ou manter conversas. Além disso, ela também vai apresentar um comportamento rígido, bem como dificuldades de planejamento e organização.

Grau 2  (Moderado): já a criança com o segundo grau do autismo vai apresentar mais dificuldade tanto nas interações sociais, como também na comunicação, sendo ela verbal ou não. O comportamento da criança vai ser mais restritivo e as ações repetitivas são mais frequentes. Além disso, ela pode apresentar déficit de atenção, o que irá exigir um pouco mais suporte de seus responsáveis.

Grau 3 (Severo): por apresentar maior dificuldade nas interações sociais e ter em alguns casos menores habilidades cognitivas, a criança com o terceiro grau de autismo precisa de um suporte mais intensivo da família. Dificuldade em lidar com mudanças de rotina também é um aspecto que estas crianças apresentam

 

Meu filho é autista, e agora?

O Transtorno de Espectro Autista não tem cura, mas se diagnosticado nos primeiros anos da criança pode proporcionar a ela um desenvolvimento sadio. Por isso os responsáveis devem se atentar aos sinais e buscar ajuda o quanto antes.

O Instituto Almai nasceu da união de profissionais das áreas da saúde, com ampla experiência profissional, que tem um sonho em comum: melhorar a qualidade de vida de crianças com diferentes Transtornos do Neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista. Em um espaço totalmente adaptado e acessível, o Instituto preza pelo bem estar e desenvolvimento das crianças e de seus familiares, formando uma grande rede de apoio.

Na Almai você encontra profissionais especializados na Terapia Aba, que em português significa “Análise do Comportamento Aplicada”, é a única com evidência científica suficiente para ser considerada eficaz. É tida como padrão ouro no desenvolvimento de tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este tipo de terapia consiste em dois princípios básicos universais: aprendizagem e comportamento.

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

LinkedIn