Blog ALMAI

TEA: quem é o médico responsável pelo diagnóstico?

tea diagtóstico

Os primeiros sinais do Transtorno de Espectro Autista (TEA) surgem nos primeiros anos de vida da criança. E por se tratar de uma síndrome que não tem características físicas, o diagnóstico, em muitos casos, acaba sendo tardio.

O processo de diagnóstico do autismo é cauteloso e singular, pois cada criança apresenta características e comportamentos diferentes. Ele deve ser feito por profissionais especializados, que por meio de protocolos de testagem irão investigar os déficits da criança. Entre eles estão:

  • Pediatra
  • Neuropediatra
  • Psiquiatra Infantil

Depois de processo criterioso, o diagnóstico final é validado. Com o laudo em mãos os profissionais irão propor o tratamento adequado, de acordo com o grau de autismo que a criança apresentar.

Quando devo procurar um especialista em TEA?

Uma das perguntas mais comuns feitas pelos responsáveis da criança com autismo, é sobre quando se deve procurar um médico. Isso porque além de não apresentar características físicas, o transtorno vai se manifestar em cada criança de uma forma, podendo, em alguns casos, ser descoberto só na fase adulta.

Entretanto, ao notar que a criança tem dificuldades com relacionamentos interpessoais, em estabelecer contato visual, ou atraso no aparecimento da fala, ative o sinal de alerta.

O autismo nem sempre irá se manifestar de maneira severa, e apesar de não ter cura, quando descoberto nos primeiros anos de vida da criança, pode proporcionar a ela um desenvolvimento confortável ao lado dos especialistas corretos.

Conheça o Instituto Almai

O Instituto Almai nasceu da união de profissionais das áreas da saúde, com ampla experiência profissional, que tem um sonho em comum: melhorar a qualidade de vida de crianças com diferentes Transtornos do Neurodesenvolvimento, com especialidade em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paralisia Cerebral e Deficiências Motoras, de forma Ética e Humanizada. Com a união entre família, profissionais e pacientes, faremos do nosso espaço um lugar de transformação.

Com uma estrutura pensada nas particularidades que envolvem o tratamento de uma criança com transtornos do neurodesenvolvimento. Há um grande número de pacientes que apresentam alterações de percepção relacionadas ao ambiente físico ao seu redor, limitando muitas vezes o seu conhecimento e interação com o mundo.

Estamos te esperando para uma avaliação gratuita. Nesta visita ao Instituto, você vai conhecer toda nossa estrutura, nosso time de especialistas e possibilidades de tratamentos.

Faremos uma avaliação prévia da criança e daremos toda orientação necessária para a família e para o paciente. Você vai esclarecer todas as suas dúvidas acerca das questões clínicas e burocráticas. Agende um horário e venha nos conhecer. Saiba mais sobre essa jornada!

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

LinkedIn