Blog ALMAI

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): saiba o que é

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, ou seja, que tem causas genéticas. Seus primeiros sinais podem aparecer na infância e acompanhar a criança por toda a vida. Em outros casos, o TDAH pode se manifestar na adolescência ou até mesmo na fase adulta.

Assim como o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o TDAH não é definido por uma característica física e sim por características comportamentais como: dificuldade de concentração e socialização, impulsividade e inquietação. Por isso, em muitos casos os transtornos podem ser confundidos.

Apesar das semelhanças, tratam-se de transtornos distintos, mas que podem se manifestar juntos em uma única criança. Estudos mostram que cerca da metade de crianças com TEA também têm TDAH, e que cerca de dois terços das crianças com TDAH podem ter autismo.

Características do TDAH

Dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção mostram que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atinge cerca de 8% da população infantil do Brasil e no mundo, atingindo mais pessoas do sexo masculino.

O diagnóstico do TDAH deve ser dado por um médico especialista, que deve ser procurado logo quando os primeiros sinais se manifestam. Saiba quais são:

  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade para terminar tarefas cotidianas;
  • Dificuldade em organização;
  • Fácil distração;
  • Desatenção em conversas;
  • Dificuldade em permanecer em lugares fechados como salas de aula;
  • Demonstra muita agitação na hora de brincar;
  • Fala excessiva e agitada;
  • Impaciência.

Assim como o autismo, o TDAH pode ser dividido em três graus: leve, quando os sinais se manifestam de maneira sucinta; moderado, quando os sinais trazem alguns prejuízos e grave, quando os sinais são mais fortes e afetam diretamente suas relações sociais, acadêmicas e profissionais.

O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, e também para a saúde da família, que irá aprender a lidar com o transtorno, suas dificuldades e limitações.

O Instituto Almai no tratamento do TDAH

O Instituto Almai nasceu da união de profissionais das áreas da saúde, com ampla experiência profissional, e que têm um sonho em comum: melhorar a qualidade de vida de crianças com diferentes Transtornos do Neurodesenvolvimento.

O nome Almai vem do latim e significa Alma, que representa a real missão do Instituto: realizar um trabalho profundo e centrado no desenvolvimento humano. Com a união entre família, profissionais e pacientes, faremos do nosso espaço um lugar de transformação.

Nosso diferencial é a expertise em atuação na Terapia Aba, onde, por meio da observação e análise das funções dos comportamentos, são desenvolvidas as intervenções terapêuticas trabalhadas por todos os especialistas do Instituto Almai de forma multidisciplinar, intensiva e abrangente.

Somos um instituto moderno, eficiente e com foco em resultados clínicos, mas sempre priorizando o acolhimento, carinho e comprometimento em transformar a vida de nossos pacientes. Nossa equipe de profissionais tem uma larga experiência e está em constante atualização.

 

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

LinkedIn