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Tratamentos

Terapia ABA

A Terapia Aba, que em português significa “Análise do Comportamento Aplicada”, é a única com evidência científica suficiente para ser considerada eficaz. É tida como padrão ouro no desenvolvimento de tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este tipo de terapia consiste em dois princípios básicos universais: aprendizagem e comportamento.

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O Instituto Almai trabalha cada criança de forma individualizada e multidisciplinar, envolvendo equipe médica especializada, psicólogos, Neuropsicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, musicoterapeutas e acompanhantes terapêuticos.

As pesquisas voltadas para o tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) mostram que a intervenção precoce no autismo traz efeitos positivos a longo prazo, tanto sobre os sinais do autismo quanto ao desenvolvimento de novos comportamentos.

Durante os 2 e 3 anos de idade, o cérebro da criança ainda está se formando, o que significa que ele é mais maleável do que nas idades mais avançadas. Isso explica por que os tratamentos têm uma chance maior de serem eficazes nessa fase da vida.

Quanto mais cedo uma criança receber ajuda, maiores serão as chances dela aprender e progredir, bem como de explorar todo seu potencial.

Conheça as especialidades que você encontra no Instituto Almai:

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Musicoterapia

musicoterapia

É uma Prática Terapêutica por meio da música, de âmbito clínico, escolar e social que trabalha com reabilitação e prevenção da saúde. Buscando a melhora da comunicação, expressão e aprendizado, seu objetivo é alcançar uma melhor integração intra e interpessoal utilizando técnicas terapêuticas comprovadas cientificamente, com o uso de instrumental variado e adequado a cada criança que facilitam o processo terapêutico.

O processo terapêutico auxilia no desenvolvimento da comunicação, linguagem verbal e não verbal, percepção auditiva, atenção, concentração, coordenação motora, melhorando a autoestima, interações sociais, por meio de atividades lúdicas e prazerosas.

Pediasuit

O PediaSuit é um protocolo de tratamento intensivo usado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com objetivos ortopédicos e proprioceptivos (que melhoram a percepção espacial e do próprio corpo) utilizado na terapia intensiva composta por macacão e realizada dentro da gaiola terapêutica.

Um dos pilares deste tipo de tratamento é o de alinhar o corpo o mais próximo possível do funcional, proporcionando uma descarga de peso essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular (posição do corpo em relação à gravidade) e sensorial.

O objetivo principal é a recuperação cinética funcional em decorrência dos distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética.

Os benefícios terapêuticos proporcionados com a terapia intensiva podem estar associados: aumento da densidade mineral óssea, ganho de força muscular, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus postural anormal, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico com o intuito de proporcionar maior variedade de movimentos seletivos, o desenvolvimento de atividades funcionais e uma melhor qualidade de vida.

Fisioterapia

A Fisioterapia é a Ciência que estuda o movimento humano e trata dos distúrbios relacionados ao movimento, visando a melhora das suas capacidades motoras funcionais.

Os distúrbios do movimento podem ser fruto de alterações genéticas, doenças adquiridas ou serem por algum tipo de trauma sofrido. A Fisioterapia irá trabalhar com o aprendizado e reaprendizado motor por meio de técnicas com e sem uso de aparelhos. São realizados exercícios de forma lúdica que irão potencializar as habilidades sensoriais e motoras de cada criança.

O Fisioterapeuta desenvolve um Processo Terapêutico onde avalia e desenvolve um Plano de Intervenção Individualizado com objetivos diversos trabalhando com o equilíbrio, coordenação motora, tônus muscular, mobilidade articular. Estimula funções motoras básicas como as de andar, sentar, engatinhar, ficar de pé, rolar, pegar objetos, correr, pular.

Caso a criança apresente limitações motoras e neurológicas mais abrangentes, o Fisioterapeuta pode optar pelo Tratamento Terapêutico com o Protocolo Intensivo Pediasuit, realizado dentro de uma Gaiola Terapêutica com a utilização de um Macacão Terapêutico Ortopédico Individual, que tem por objetivo o ajuste biomecânico na criança e um melhor desenvolvimento terapêutico.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é voltada aos estudos, prevenção e tratamento de pacientes portadores de alterações cognitivas, perceptivas e psicomotoras, que podem ser decorrentes de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas.

O Processo Terapêutico tem início com a avaliação do paciente, a identificação de alterações provenientes de funções práxicas e das demandas apresentadas no contexto pessoal, familiar e social, abrangendo inclusive o desenvolvimento nas áreas escolares, laborativas e de lazer. Com isso, é elaborado um Processo de Intervenção Terapêutica que irá buscar aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

No contexto educacional podem ser trabalhadas: coordenação motora grossa, coordenação motora fina, atividades de traçado, recorte, escrita, pintura e colagem.  No contexto domiciliar: atividade de vida diárias como alimentação, auto cuidado, processo de desfralde, escovação dentária, corte de cabelo, etc.

Fonoaudiologia

fonoaudiologia

É a Ciência que atua na Habilitação e Reabilitação da comunicação oral e escrita, voz, audição e no sistema motor oral.

O Fonoaudiólogo trabalha com o Sistema Miofuncional Orofacial que está diretamente relacionado às funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, tão importantes no desenvolvimento infantil.

O Fonoaudiólogo, por meio do Processo Terapêutico, desenvolve um Plano Terapêutico Individual e o realiza de forma lúdica, por meio de exercícios e atividades que tem o objetivo de estimular da comunicação funcional e através dela o desenvolvimento de habilidades de comunicação sociais, proporcionando a integração da criança com as demais pessoas do seu meio social.

Caso a criança apresente dificuldades na comunicação verbal, o fonoaudiólogo pode ainda fazer uso de outros tipos de Comunicação Alternativa como por exemplo o PECS (Picture Exchange Communication System) ou Sistema de Comunicação por Troca de Figuras.

Integração Sensorial

Integração Sensorial (IS) é um método utilizado por Terapeutas Ocupacionais, com objetivo de criar estímulos apropriados por meio de técnicas especializadas que trazem maior conforto ao paciente que tem dificuldades em processar informações sensoriais, podendo organizar o excesso ou a falta de sensibilidade.

Para isso, é necessário um ambiente totalmente adaptado onde os estímulos são controlados de acordo com a Intervenção Terapêutica. O Controle de iluminação, som, cores, aromas, sabores, estímulos táteis e a aproximação terapêutica adequada a estes, pode trazer respostas adaptativas e uma melhora no funcionamento sensorial das crianças. Também são trabalhados no Processo Terapêutico questões relativas ao equilíbrio corporal, velocidade, ritmo dentre outros.

O Instituto Almai, além de uma Sala de Integração Sensorial (IS) totalmente adequada e lúdica para receber as crianças, oferece uma Sala de Atividades de Vida Diária (AVD), onde são simuladas as vivências domiciliares, buscando o desenvolvimento máximo da aprendizagem e facilitação desse processo.

Psicologia

psicologia infantil

É a Ciência que estuda o Comportamento Humano, seus estados mentais e sua interação com o meio. A Psicologia propõe intervenções por meio de um conjunto de técnicas comprovadas cientificamente que dão embasamento à escolha dos procedimentos terapêuticos adequados a cada paciente.

Fazem parte do estudo da Psicologia a cognição, memória, atenção, percepção, aprendizagem, linguagem, comunicação, emoções, entre outros.

Com o Processo Terapêutico, o psicólogo observa, analisa o repertório comportamental, coleta dados e realiza protocolos de avaliação; mensura e propõe Planos de Intervenções Individualizados com objetivos variados, buscando o desenvolvimento de habilidades funcionais para a vida de cada criança.

As intervenções podem acontecer no ambiente clínico, na casa, na escola e outros ambientes de convivência social da criança. Podem ser implementadas de forma lúdica, por meio de brincadeiras, atividades, exercícios, que tem o objetivo de produzir estímulos a neuroplasticidade, ou seja, uma reprogramação que facilitará o processo de aprendizagem de novas habilidades, desenvolvendo comportamentos funcionais, considerados adequados a cada fase do desenvolvimento infantil.